domingo, 29 de abril de 2012

CONCEITO DE ONTOLOGIA


Ontologia é um ramo da filosofia que discute a natureza do ser, da realidade, da essência dos homens e das questões transcendentes em geral. A ontologia trata do ser enquanto ser, isto é, do ser concebido como tendo uma natureza comum que é própria a todos e a cada um dos seres.
O termo Ontologia foi introduzido por Aristóteles para desenvolver um conhecimento, uma ciência do Ser, da Essência humana. Por isso, o termo significa: Ontós = Ser, e Logos = Conhecimento: Conhecimento sobre o Ser.
O conceito de ontologia imagina que foi originado na Grécia Antiga, tendo tomado os pensamentos de Platão e Aristóteles em seu estudo. Ainda que sua etimologia seja grega, o mais antigo registro da palavra ontologia em si, é a sua forma em Latim ontologia, que surgiu em 1606, no trabalho Ogdoas Scholastica, de Jacob Loard (Lorhardus), e em 1613 no Lexicon philosophicum, de Rudolf Göckel.


Referencia Bibliográfica:

Material Didático Filosofia da Educação (JARDIM, BORGES & FREITAS at al, 2011)

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas para apresentar uma curiosidade, o termo ontologia foi introduzido pelos autores escolásticos no séc. XVII. Rudolf Goclenius, que mencionou a palavra em 1636, poderá ter sido o primeiro a fazê-lo, mas o termo era de tal modo natural em latim e começou a surgir tão regularmente que as disputas sobre quem detém a prioridade da sua introdução são vãs.

      Excluir
  2. Suzzy,
    Ontologia é um conceito muito abstrato e na filosofia é o estudo da existência ou do ser. É basicamente uma maneira de compreender identidades e grupos de identidades, chamados de classes.

    ResponderExcluir