domingo, 22 de abril de 2012

DIFERENÇA ENTRE FILOSOFIA E "FILOSOFIA DE VIDA"

O que define a filosofia é a busca pelo conhecimento – uma busca que não é explorada a partir de mitos nem é alcançada com a finalidade de somente convencer. O conhecimento ansiado pela filosofia é o conhecimento que o ser humano pode conseguir por meio de seus próprios empenhos racionais. A Filosofia é uma concepção do mundo e da vida, é distante do quotidiano do homem “simples”, sendo razão de uma minoria intelectual que se dedica ao pensamento e à reflexão. Podendo assim citar um trecho do material didático Filosofia da Educação (JARDIM, BORGES & FREITAS at al, 2011). ” Filosofia é uma atitude reflexiva. A reflexão filosófica coloca questões para o homem a partir da sua raiz, da sua origem, quando o pensamento busca conhecer-se como pensamento. O filósofo é aquele que ama o saber, que deseja o conhecimento. É aquele que se entrega à difícil tarefa de formular conceitos sobre os dados da realidade, procurando compreendê-la.”
Já na "filosofia de vida" pensamos como se fosse as nossas crenças, acontecimentos que cremos como sendo corretas ou erradas. Falamos a todo o momento frase como “a filosofia de vida da minha amiga,” ”a nossa filosofia de vida,” e não percebemos que,  mesmo quando dizemos detestar os devaneios da Filosofia, isso também é um tipo de pensamento filosófico. Analisando assim, os seres humanos de varias culturas pensam, refletem, ponderam e chama a todas estas expressões de Filosofia.
A “filosofia de vida” não deriva de um pensamento ponderado, podendo ser mera imitação de um hábito mental ou emocional que nada tem de apego à verdade. Pode ser apenas um regulamento que nada tem de reflexivo.
Concluo que a Filosofia é o pensar ponderado que surge como o resultado de um trabalho da mente humana e o a “filosofia de vida” ideia simples, é um entendimento que o homem tem do mundo de forma que cada indivíduo vivencia os fatos dos cotidianos.


REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:
http://www.brasilescola.com/filosofia/nascimento-filosofia.htm

2 comentários:

  1. Suzzy.Eu estava pesquisando e encontrei este texto,gostaria de compartilhar com você. As teorias sobre a origem da vida não se encontram nos limites do conhecimento, mas sim nos limites da filosofia. O significado e conceito da vida é o desafio mais difícil e direto que se pode colocar a qualquer corrente filosófica.No tema da filosofia da vida, cabem, pelo menos, duas aproximações complementares de caráter filosófico: a lógica e a metafísica ou mística.A primeira é a utilização da lógica a partir da definição de vida do dicionário e a análise do seu conteúdo e a sua relação com o ser humano e os seres vivos; tratando de procurar a origem da vida ou o que se poderia chamar a essência da vida ou Vida com maiúsculas. Sueni.
    http://www.molwick.com/pt/evolucao/525-filosofia-vida.html

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Suzzy,

    A Filosofia realmente possibilita uma reflexão e uma busca pelo conhecimento e a sabedoria.É ela que busca respostas para todos os porquês da humanidade.
    Já a Filosofia de vida é a forma como pautamos nossas condutas e nossa forma de viver.
    Abraço

    ResponderExcluir