Compete a Filosofia da Educação pensar sobre os caminhos da educação, seu desempenho, consistir acompanhar como é produzida a realidade humana no seu conjunto, que sentido tem certos conteúdos, metodologias e eventos pedagógicos no campo das relações sociais, de modo crítico e reflexivo, de maneira a especificar os seus fundamentos, perceber a contribuição das disciplinas pedagógicas e avaliá-las quanto à sua definição, disponibiliza uma reflexão rígida e indispensável para a atuação pedagógica, esta procederá em uma atividade mais coesa com sua proposta transformadora.
A filosofia dá a educação uma reflexão a respeito da sociedade onde está centrado, sobre o aluno, o professor e para onde essas informações podem caminhar. Enquanto detentora do processo educativo a Filosofia da Educação desempenha sua função dentro da escola.
A filosofia da educação, além de reger a educação para uma autorreflexão, tem o papel libertador e dá à educação os meios necessários para seu fortalecimento e desenvolvimento palpável, induzindo os alunos à autonomia, desempenho evidente da educação.
Referencia Bibliográfica:
Material Didático Filosofia da Educação (JARDIM, BORGES & FREITAS at al, 2011)
www.wikipedia.org/wiki/Filosofia_da_educação