A Filosofia moderna é aquela que se desenvolveu durante os séculos XV, XVI, XVII e XVIII, tendo seu início no Renascimento e se estendendo até Immanuel Kant. Ela coloca a razão, subordinado a exigências da fé na idade média, em liberdade e por fim à dependência do ser humano permitindo sua explicação, pondo o conhecimento ao seu alcance.
Ainda que represente um regresso do pensamento racional à superioridade, e um novo olhar ao pensamento platônico, a filosofia moderna revela que o conhecimento é inteligível e alcançável a todos e não faz separação entre o mundo sensível das coisas e o mundo intangível das ideias. A filosofia moderna e o iluminismo não limitavam o conhecimento a uma elite social, religiosa ou intelectual, o colocaram ao alcance de todos que almejavam sair da minoridade, da dependência do tutelar de outros.
Oi Suzzy...
ResponderExcluirA filosofia moderna propriamente falando iniciou-se com a teoria do conhecimento do René Descartes. Conhecido como pai da filosofia moderna, parece que ele levou muito a sério as palavras do Leonardo Da Vinci que diz "Quem pouca pensa, muito erra."! Na Idade Média, na sociedade e na política a Palavra de Deus, considerada fonte única do conhecimento absoluto, foi interpretada pela igreja que dominava todos os aspectos da vida. O renascimento trouxe uma ênfase renovada no desenvolvimento científico e na capacidade humana e a necessidade de uma nova definição do ser humano e seu lugar no mundo.
Suzzy,
ResponderExcluirA Filosofia moderna surgiu a partir de várias linhas de pensamentos que deram sustentabilidade a essa nova forma de pensar e analisar o homem, o mundo e suas relações.
René Descartes é o pai da filosofia moderna e afirmava que, para conhecermos a verdade, é preciso, de início, colocarmos todos os nossos conhecimentos em dúvida, questionando tudo para criteriosamente analisarmos se existe algo na realidade de que possamos ter plena certeza.
Você como sempre, arrasou...
Abraços.