quarta-feira, 2 de maio de 2012

A nova forma de pensar da Filosofia Moderna culminou no Racionalismo (René Descartes) e no Empirismo (Francis Bacon, John Locke, David Hume) e preparou, de certa forma, o caminho para o Criticismo Kantiano. Detalhe cada uma dessas correntes.

Racinalismo: René Descartes principal pensador da racionalidade. Introduzindo o racionalismo na filosofia moderna.
O Racionalismo é uma doutrina que afirma que tudo que existe tem uma causa inteligível, mesmo que não possa ser demonstrada de fato, como a origem do Universo. Sua base é nos princípios da procura da certeza e da comprovação, sustentados pelos conhecimentos que não vêm da experiência e são elaborados somente pela razão.
Empirismo(doutrinas filosóficas) : o conhecimento é visto como resultado da experiência sensível. Restringe o conhecimento à vivência, aceitando somente verdades que possam ser comprovadas pelos sentidos. Exemplo a ser dada a noção de gravidade, faz parte do mundo sensível. A ciência passa a ser valorizado - o conhecimento científico. Assim  surge uma nova e transcendental etapa na filosofia, tornando possível o começo da moderna metodologia científica.
Criticismo kantiano: teve inicio no seculo XVIII, macada por duas ciências  que apresentavam resultados indiscutíveis para a humanidade: matemática e física ainda existiam a metafísica que, ao contrário das duas ciências, não só procurava tratar da realidade última das coisas como não conseguia convencer ninguém sobre os seus resultados. O grande interesse do autor alemão Immanuel Kant seria desenvolver uma reflexão sobre essas três disciplinas, tentando descobrir o motivo do desacerto existente entre a matemática, a física e a metafísica. Criticismo propõe investigar as categorias ou formas a priori do entendimento. Sua meta consiste em chegar a determinar o que o entendimento e a razão podem conhecer, encontrando-se livres de toda experiência, bem como os limites impostos a este conhecimento. Entre o ceticismo e o dogmatismo, o criticismo kantiano se instaura como a única possibilidade de repensar as questões próprias à metafísica.


Material Didático Filosofia da Educação (JARDIM, BORGES & FREITAS at al, 2011)

2 comentários:

  1. Cara colega...
    Sabemos que tanto o empirismo quanto o racionalismo acreditam que é possível construir um conhecimento certo e seguro. Entretanto, se ambos concordam nesse ponto, divergem em vários outros conforme verificado quando nos atemos a uma pesquisa mais profunda do assunto.
    Muito bom seu texto! Enriqueceu bastante meus conhecimentos filosóficos!
    Abraços...

    ResponderExcluir
  2. Suzzy,
    Segundo Descartes, o único conhecimento possível deve ser aquele dado pelo intelecto, pela razão, por meio de regras, método e investigação, pois para chegar ao conhecimento das coisas é preciso conhecer e avaliar as causas, a falsidade e a verdade de cada saber para abandonar qualquer possibilidade de engano ou de erro. Deve-se afastar de tudo que é duvidoso no pensamento.

    ResponderExcluir