Compete a Filosofia da Educação pensar sobre os caminhos da educação, seu desempenho, consistir acompanhar como é produzida a realidade humana no seu conjunto, que sentido tem certos conteúdos, metodologias e eventos pedagógicos no campo das relações sociais, de modo crítico e reflexivo, de maneira a especificar os seus fundamentos, perceber a contribuição das disciplinas pedagógicas e avaliá-las quanto à sua definição, disponibiliza uma reflexão rígida e indispensável para a atuação pedagógica, esta procederá em uma atividade mais coesa com sua proposta transformadora.
A filosofia dá a educação uma reflexão a respeito da sociedade onde está centrado, sobre o aluno, o professor e para onde essas informações podem caminhar. Enquanto detentora do processo educativo a Filosofia da Educação desempenha sua função dentro da escola.
A filosofia da educação, além de reger a educação para uma autorreflexão, tem o papel libertador e dá à educação os meios necessários para seu fortalecimento e desenvolvimento palpável, induzindo os alunos à autonomia, desempenho evidente da educação.
Referencia Bibliográfica:
Material Didático Filosofia da Educação (JARDIM, BORGES & FREITAS at al, 2011)
www.wikipedia.org/wiki/Filosofia_da_educação
Oi Suzzy,
ResponderExcluirRealmente a filosofia fornece á educação uma reflexão sobre a sociedade na qual está situada, sobre o educando, o educador e para onde esses elementos podem caminhar.
A Filosofia propõe questionar, a interpretação do mundo que temos, e procura buscar novos sentidos e novas interpretações de acordo com os novos anseios que possam ser detectados no seio da vida humana. E nós podemos ver que a educação também preocupa com este questionamento com isso podemos concluir que não há uma pedagogia que esteja isenta de pressupostos filosóficos.
Olá Suzzi...
ExcluirEstamos ao final desta disciplina e quero elogiar seu Blog! Ele etá muito bonito, criativo e culto.
No que se refere a este texto, especificamente, posso acrescentar que uma das tarefas da filosofia da Educação é buscar o esclarecimento do sentido real do tema “Educação”, dos critérios de sua aplicação, das suas implicações, e da sua relação entre si e com outros conceitos educacionais.