domingo, 20 de maio de 2012

O que você entende por Filosofia da Educação?

 A Educação e a filosofia andam juntas desde o tempo remoto, sendo tratada e refletida por filósofos e seus seguidores.
 Compete a Filosofia da Educação pensar sobre os caminhos da educação, seu desempenho, consistir acompanhar como é produzida a realidade humana no seu conjunto, que sentido tem certos conteúdos, metodologias e eventos pedagógicos no campo das relações sociais, de modo crítico e reflexivo, de maneira a especificar os seus fundamentos, perceber a contribuição das disciplinas pedagógicas e avaliá-las quanto à sua definição, disponibiliza uma reflexão rígida e indispensável para a atuação pedagógica, esta procederá em uma atividade mais coesa com sua proposta transformadora.
A filosofia dá a educação uma reflexão a respeito da sociedade onde está centrado, sobre o aluno, o professor e para onde essas informações podem caminhar. Enquanto detentora do processo educativo a Filosofia da Educação desempenha sua função dentro da escola.
A filosofia da educação, além de reger a educação para uma autorreflexão, tem o papel libertador e dá à educação os meios necessários para seu fortalecimento e desenvolvimento palpável, induzindo os alunos à autonomia, desempenho evidente da educação.

Referencia Bibliográfica:
Material Didático Filosofia da Educação (JARDIM, BORGES & FREITAS at al, 2011)
www.wikipedia.org/wiki/Filosofia_da_educação

2 comentários:

  1. Oi Suzzy,

    Realmente a filosofia fornece á educação uma reflexão sobre a sociedade na qual está situada, sobre o educando, o educador e para onde esses elementos podem caminhar.
    A Filosofia propõe questionar, a interpretação do mundo que temos, e procura buscar novos sentidos e novas interpretações de acordo com os novos anseios que possam ser detectados no seio da vida humana. E nós podemos ver que a educação também preocupa com este questionamento com isso podemos concluir que não há uma pedagogia que esteja isenta de pressupostos filosóficos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suzzi...
      Estamos ao final desta disciplina e quero elogiar seu Blog! Ele etá muito bonito, criativo e culto.
      No que se refere a este texto, especificamente, posso acrescentar que uma das tarefas da filosofia da Educação é buscar o esclarecimento do sentido real do tema “Educação”, dos critérios de sua aplicação, das suas implicações, e da sua relação entre si e com outros conceitos educacionais.

      Excluir