sábado, 12 de maio de 2012

Explique em que consiste a Teoria da “Maiêutica” defendida por Sócrates.

 Maiêutica: método através do qual se consegue observar como é que uma ciência desconhecida se transforma progressivamente numa ciência conhecida. Contudo, no diálogo Protágoras, a maiêutica não aparece. Segundo Platão, Sócrates fora buscar a sua arte da maiêutica a sua mãe que era parteira. Na Grécia antiga só as mulheres que já não podem dar à luz estão autorizadas a ajudar ao parto das outras. Sócrates considerava a sua arte como a arte de parturejar; só que agora são homens que dão à luz e é do parto das suas almas que se trata.  Sócrates revelava aos outros aquilo que eles próprios sabiam sem de tal terem consciência. Ele pretendia que o seu questionamento sistemático levasse os outros a um ponto crucial de consciência crítica, procurando a verdade no seu interior, dando assim lugar ao "parto intelectual". A maiêutica é, assim, a fase positiva, construtiva, do método socrático que permite o acordo através das certezas universais obtidas pela definição após a discussão. Trata-se de um diálogo do primeiro período que se caracteriza pela ausência da teoria da reminiscência que serve de fundamento à maiêutica

Referencia Bibliográfica:

2 comentários:

  1. Olá Suzzy...
    Muito bom seu texto!
    É muito interessante esta ídeia de parteira utilizada por Sócrates né?
    Para ele o conhecimento é "parido".
    Sócrates busca o conhecimento através de questões que revelam uma dupla face (a ironia e a maiêutica). Através da ironia, o saber sensível e o dogmático se tornam indistintos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Suzzy,
    A Teoria da Maiêutica (em grego “parto das ideias”) é uma
    Teoria cujo objetivo é possibilitar ao homem o conhecimento de si mesmo. Como método de ensino, é uma técnica de ensino muito boa, que atinge resultados excelentes. o professor se utiliza de perguntas que se multiplicam para levar o aluno a responder às próprias questões.
    Ah! Você coloca as ideias de forma muito interessante!

    ResponderExcluir