sexta-feira, 11 de maio de 2012

Faça uma análise sobre o Método “Pedagogizador” e a prática educacional voltada para intersubjetividade.

O Método pedagogizador ensina a repetir um tipo de conhecimento que não é compreensivo para as reais necessidades do aluno. Portanto, a educação tende consentir com uma sociedade mercadológica e tecnocrática. O educando é formado para atender as exigências de uma sociedade mercadológica e tecnocrática. E seus conhecimentos de vivência e situações de aprendizados não são considerados, e são tratados como objetos a ser conhecido e treinado para atender as demandas do mercado de trabalho.
Atualmente, esse método tem sido muito criticado, desejam mudá-lo, estabelecendo uma pedagogia para atender as reais necessidades dos educandos e propondo uma política educacional adequada.
Há décadas e mais décadas que discutem mudanças neste método de educação, mas nunca conseguiram melhoria na qualidade do ensino. Pois buscam fora da realidade brasileira. Propõem conteúdos e avaliações que não toam à realidade dos educandos.
A Teoria da Ação Comunicativa concebe o espaço da escola como o lugar de exercitar a intersubjetividade entre aluno/professor/escola/família e comunidade, com o intuito de discutir os rumos da sociedade, isto é, o indivíduo como sujeito e atores sociais, que pensa sobre que a sociedade, explica, comunica, conversa, assim, buscando por interesses comuns.
 A educação conduzida pela intersubjetividade tem em vista a valorização social, política, econômica e ética. Portanto, a exercício da intersubjetividade na educação excede o método pedagogizador ao produzir indivíduos mais livres, autônomos, capazes de avaliar seus atos à luz dos conhecimentos, à luz das normas sociais legítimas, tendo propósitos lúcidos e sinceros, abertos à crítica.

Referencia Bibliográfica:
Material Didático Filosofia da Educação (JARDIM, BORGES & FREITAS at al, 2011)

2 comentários:

  1. Minha Cara Colega...
    Adorei quando você coloca no seu texto "A educação conduzida pela intersubjetividade tem em vista a valorização social, política, econômica e ética".
    Realmente, com a intersubjetividade, a educação formará os verdadeiros cidadãos que o mundo precisa. Sujeitos capazes de pensar, criticar e atuar ativamente na sociedade, transformando-a.

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  2. Oi Suzzy,
    Concordo com você sobre a pratica do método “Pedagogizador” nele o aluno é tratado meramente como um objeto a ser conhecido e treinado para atender as exigências do mercado, suas experiências de vida e situações práticas não são consideradas.
    O método “pedagogizador” tornou-se um dos grandes desafios da contemporaneidade. É preciso superá-lo, impondo uma pedagogia voltada para atender as reais necessidades do aluno, calcada, sobretudo, por uma política educacional adequada.
    Abraços.

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